
Vitória 1 x 0 Grêmio – Uma Vitória aguerrida.
Por: Lucas Rochas *†§iquilho†*
lucas.rochas@yahoo.com.br
Após ter o domínio do jogo durante quase toda partida o leão da barra conseguiu vencer o bloqueio defensivo do tricolor gaúcho, tirando o zero do placar aos 47 do segundo tempo e fazendo a alegria torcida rubro-negra que pôde então soltar o grito de comemoração por mais uma vitória do time, agora vice-líder da competição com 75% de aproveitamento, 9 pontos ganhos em 12 disputados.
O Grêmio tinha pela frente uma missão díficil: buscar sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro e de quebra por fim a um retrospecto desfavorável diante do Vitória no Barradas, com 8 derrotas, um empate e apenas duas vitórias gremistas em 11 jogos disputados.
Em uma tarde festiva Ivete Sangalo e Tatau fizeram a festa da torcida rubro-negra antes da partida, comemorando a escolha de Salvador como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 e em seguida entregando as faixas de Campeão Baiano aos jogadores do grandioso leão da barra. Após o pontapé inicial, dado pelos cantores, a torcida esperava do time a continuação da festa em campo, e os jogadores não fizeram por menos, partindo para cima do Grêmio, ditando o ritmo de jogo, enquanto o Grêmio se defendia como podia e tantava explorar os contra-ataques.
-ANÁLISE TÁTICA.
Após receber muitas críticas durante a semana PCC acabou dando ouvidos à torcida, e não inventou muito na escalação: Um 3-5-2, surpreendendo a todos com Willian[disse que deveria ficar], caindo pela meia-esquerda e um time sem improvisações:
01 – Viáfara
02 - Apodi
03 - Wallace
06 - Victor Ramos
04 - Anderson Martins[Ramon]
05 – Vanderson
16 – Uelliton
18 - Leandro Domingues
17- Adriano[Elkeson]
20 – Willian[Roger]
09 - Neto Baiano
O TRIVIAL FEIJÃO COM ARROZ MOSTROU MAIS UMA VEZ QUE NÃO SÃO NECESSÁRIAS MUITAS INVENÇÕES.
O time se comportou muito bem em campo:
Marcando a saída de bola do adversário.
Ocupando todos os espaços do meio-campo.
Tendo total domínio da posse de bola e muita qualidade nos passes.
Buscando o resultado até o minuto final.
Mostrando garra e união em campo.
PCC modificou bem o time, e COMO TREINADOR DE UM TIME GRANDE, jogando em casa, esteve durante toda a partida priorizando a busca incessante pela vitória.
Toda esta disposição foi retribuída com um belíssimo gol do Leandro Domingues, aos sofridos 47 minutos do 2º tempo, e com boa parte da torcida[os pés-frios] já fora do estádio.
O time teve em campo 7 jogadores oriundos da divisão de base: Wallace, Victor Ramos, A. Martins, Uéllington, Adriano, L. Domingues e Elkeson.
Vale lembrar que o primeiro clube de Apodi como profissional foi o vitória, e Leandrinho, Bida e Ramon ganharam projeção nacional aqui, ou seja, um time feito "em casa" e que certamente vai render bons frutos este ano.
Hoje ficou evidente que não temos apenas um time, e sim um elenco: Bida, Jackson, Carlos Alberto e Cristian sequer estavam no banco e o lateral Leandro ainda não está preparado fisicamente.
Precisamos de mais alguns reforços, mas estamos no caminho certo.
-PONTO POSITIVO.
O time hoje administrou bem a partida e teve um amplo domínio da posse de bola, mostrando muita técnica e qualidade nos passes.
-MELHORES EM CAMPO.
-Víafara – "A muralha"
Em mais uma partida sem sofrer gols, o goleiro mais uma vez demonstrou que está numa grande fase, aparecendo muito bem no final do jogo.
-Wallace – "A revelação"
Boas antecipações, muitos desarmes, saída de bola com velocidade e apoio ao ataque pela ponta direita. Segurança, confiança, técnica, atenção e constância nas partidas.
O garoto evoluiu muito e até agora é o destaque do Vitória neste Brasileiro.
Parabéns Wallace.
-Apodi – "Flash-man"
Para variar, correu muito, e quase fez um golaço de placa. Jogando em sua posição certa,com cobertura às suas costas, faz a diferença.
-Willian – "O renegado queimando línguas"
Após ficar fora de várias partidas e figurar na lista de dispensas, eis que o meia canhoto surge do nada, entrando bem nas partidas, conquistando a vaga de titular e queimando a língua de muita gente. Sempre fui a favor da sua permanência, e a diretoria acertou.
Espero que a diretoria faça o mesmo com Cristian, mantendo-o no grupo.
-Leandro Domingues – "O toque de classe"
Voltou mostrando o que sabe jogar. Centralizou as jogadas no meio, finalizou, deu passe e fez um golaço.
"Leandro Dormindo" estava com insônia. [risos]
Sem comentários.
- A NOVIDADE.
O jovem garoto Elkeson disputou pela primeira vez uma partida do Campeonato Brasileiro e mostrou quem tem o pé quente.
Entrou em um momento crucial do jogo, e teve a sua posição em campo alterada por três vezes, e ainda assim correspondeu.
O jovem debutante sentiu um pouco a estreia, mas aos poucos vai ganhar mais confiança em campo, e o apoio da torcida será fundamental.
-LIMITAÇÃO.
Ainda sinto falta de um camisa 10 de oficio, que chame a responsabilidade do jogo para si, e tenha técnica e velocidade na criação das jogadas.
Hoje teria jogado o primeiro tempo no lugar de Adriano.
PRECISAMOS CONTRATAR.
-FICHA DO JOGO
VITÓRIA: Viafara; Wallace, Victor Ramos, Anderson Martins (Ramon); Apodi, Vanderson, Leandro Domingues, Willian (Roger) e Uellinton; Adriano (Elkeson) e Neto Baiano.
Técnico: Paulo C. Carpegiani.
GRÊMIO: Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Túlio, Adilson (Jadílson), Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Jonas) e Maxi López (Douglas Costa.
Técnico: Paulo Autuori.
Gols: Leandro Domingues, aos 47 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Apodi (Vitória); Fábio Santos, Jonas, Léo, Jadílson, Souza (Grêmio).
Cartão vermelho: Jonas (Grêmio).
Estádio: Barradão, Salvador. Data: 31/05/2009.
Público: 14.526 pagantes
Renda: R$254.260,00
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo.
Auxiliares: Angelo Rudimar Bechi (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC).
SRN



