terça-feira, 16 de junho de 2009

Um inicio animador, mas o que esperar?

Um inicio animador, mas o que esperar?

Por: Lucas Rochas *†§iquilho†*
lucas.rochas@yahoo.com.br

Mesmo enfrentando uma tabela escrota, que impôs ao time jogar apenas duas partidas em casa, em seis disputadas, o vitória permanece firme e forte no G-4, e vem apresentando uma grande evolução técnica a cada partida jogada.


Diferentemente de 2008, onde o time largou mal e cresceu de forma gradativa, em 2009 o time está tendo um inicio animador, largando muito bem e permanecendo quase durante todo o tempo no G4, em uma luta constante contra a arbitragem, a imprensa e a tabela. Pena que o tiro deles saiu pela culatra.


Mas o que mudou de 2008 para 2009, o que esperar do time, e até onde podemos chegar? Muitos torcedores atualmente devem estar se perguntando sobre isto.

Eu, particularmente, espero e tenho plena convicção de que o leão da barra continuará a sua ascensão, que teve início na série C e atualmente encontra-se na Copa Sulamericana. Creio que o time certamente estará entre os quatro primeiros colocados, mas ainda vejo algumas pequenas limitações no elenco.


Em 2008 o Vitória tinha um bom time e isto é muito pouco para uma competição longa e de pontos corridos. Uma competição como esta requer um grande elenco, com peças de reposição à altura em todas as posições.

E o rendimento do Vitória caiu justamente porque na época não tínhamos um bom elenco. Primeiro veio à saída de Dinei. A diretoria pelejou até o fim da competição e não conseguiu um substituto à altura. Em seguida, as contusões de Marquinhos e Willians Santana, os motores do time, que consequentemente atingiu o futebol de Ramon, que vinha jogando bem, mas todos nós sabemos que ele já não possui mais o mesmo vigor físico de anos atrás.


Com os dois garotos meia/alas em campo, Ramon exercia a função de meia[quase um pivô entre os alas], cadenciando o jogo, dominando a bola no meio e apenas distribuindo as jogadas entre as duas pontas, com Marquinhos na esquerda e Willians na direita. Ambos os garotos corriam por ele, e os três juntos tinham um ótimo rendimento: a velocidade e a técnica estavam aliadas. Mas, infelizmente os garotos não suportaram fisicamente a sequência de jogos, e aí sobrou para Ramon atuar sem a velocidade deles. Aí já viu né?

Nosso meio-campo morreu de uma só vez. Lembro que a lesma do Marco Antônio chegou a jogar de camisa 10, como meia de criação, meia de armação, volante, atacante, só faltou jogar de goleiro. Ao fim da competição Leandro Domingues chegou, fora de forma e sem ritmo de jogo. Isto sem falar nos problemas extra-campo entre o treinador e alguns jogadores.

O rendimento do Vitória caiu porque na época não tínhamos um elenco, apenas um time bom, sem reservas.


Este ano temos um grupo mais coeso, um elenco mais uniforme com mais substitutos à altura.



A começar pelo Víafara, o paredão, que está numa grande fase e agarrando muito. Um ditado antigo já diz: “Um grande time começa por um grande goleiro”.


Dois laterais bons [Apodi e Leandro (Leandrinho)] e dois reservas medianos.Inclusive o lateral Apodi é o líder momentâneo dos troféus Bola de Prata [Revista Placar] e Armando Nogueira [Globo esporte].


A Zaga, nosso ponto forte, com três pratas da casa entre as cinco defesas menos vazadas da série A, sofrendo gols em apenas dois dos seis jogos disputados. O zagueiro Wallace tem a incrível estatística de ter seis partidas disputadas e nenhuma falta cometida, sendo o atual líder do troféu Frienderiech da Rede Globo.


Na meiúca encontramos um verdadeiro companheiro para o Pitbull. O garoto Uelliton está jogando muito! Marca bem, sai bem com a bola e tem uma grande visão de jogo. Ao contrário do Renan que era fraquíssimo na saída de bola e errava muitos passes. Mais uma revelação das nossas divisões de base. Leandro Domingues, o maestro, que voltou jogando muito e queimando a minha língua. O Leandro “Dormindo” mostrou que está com insônia e é o atual líder do Troféu Armando Oliveira como melhor meio campista do brasileirão. Isto sem falar em Bida, Jackson, Willian, Elkeson, Carlos Alberto, Xavie r[que só treina, come e dorme] e etc. que figuram entre os reservas.


O Ataque deste ano ainda perde para o de 2008, inclusive sendo uma das nossas grandes limitações e o motivo pelo qual o Vitória não está atualmente na liderança da competição. A ausência de Neto Baiano culminou numa escassez de gols, o que é preocupante.

Para a próxima partida apostaria nas promessas do campeonato Baiano, Robert e Berola. Caso PCC mantenha os atacantes, espero que Roger seja mais objetivo e deixe de marra em campo, que Adriano solte mais a bola e levante a cabeça e principalmente que os dois queimem a minha língua.

Acho que com a saída de Nadson e Washington a diretoria teria plenas condições de trazer o Perea, um atacante matador, e que está apenas treinando no Grêmio. Antes que alguém questione sobre a cirurgia dele, Anderson Maldini já fez duas iguais e está em campo, jogando muito! Tirando o ritmo de jogo, Perea vem treinando normalmente no Grêmio.

Outro nome, e de graça, seria o da cria rubro-negra Itacaré. O jovem atacante evoluiu muito nos últimos dois anos e acho que chegou a hora do Vitória aproveitar ele.


Este ano temos um elenco muito superior, mas ainda possuímos algumas limitações:

-Não dispensaria Cristian, pois não temos um substituto para Domingues [Nem conto Ramon].
-Precisamos de mais um atacante que chegue e resolva quando necessário.

-Precisamos de uma meia de Velocidade [pena que Reina não deu certo].


Trazendo estes jogadores estaremos 100% consolidados e com um elenco fechado. Acredito em uma grande campanha do Esporte Clube Vitória, não só por ser torcedor, mas de forma consciente pelo que o time vem apresentando, acredito que o Vitória brigará sim pelo título.


O importante é manter a humildade e o trabalho intensivo, sem perder o foco e mantendo os pés no chão. Nosso maior adversário somos nós mesmos e não basta apenas ter um bom elenco, a presença do torcedor no estádio exerce uma grande influência no desempenho dos jogadores e espero que cada um faça a sua parte, rumo à história do grandioso leão da barra.


SRN

8 comentários:

  1. muita gente olha com desconfiança esse começo ate pelo q aconteceu ano passado, q o time vinha bem terminando o primeiro turno em 5 colocado, depois tendo uma queda acentuada, mas esse ano pode ser diferente, caras novas no elenco, tem q fazer contratações ainda ate pra ter boas peças de reposição, e desligar do elenco quem ñ ta rendendo, espero q o leão continue fazendo boas partidas, sempre fazendo o dever de casa e ganhando uns pontinhos fora.
    aposto q vamos longe esse ano, temos q pensar alto e não so os torcedores, como o clube tbm, jogadores, comissão tecnica e diretoria
    SRN

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu acho que esse time com mais um atacante, não sei se Berola, Robert, Edson, a volta de Neto Baiano ou a contratação de um atacante mais matador, mas sem dúvidas nosso ataque precisa melhorar, com essa melhora vindo da reserva ou com Neto acho que temos plenas condições de ir para a Libertadores, me dá um pouco de medo é que esse time vá bem e a diretoria pare de contratar, pois como eu disse acho que com esse time teremos condições de ir pra Libertadores mas apenas jogando o Brasileirão, acho que com a Sulamericana iremos precisar de mais reservas, principalmente no Gol, laterais, meia de ligação e ataque, ^^. SRN, \o/.

    ResponderExcluir
  3. Temos sim um grande elenco, com a falta de algumas peças de reposição, mas com algumas contratações podemos evoluir muito mais.

    eu acho que contratando
    -Não dispensaria Cristian, pois não temos um substituto para Domingues [Nem conto Ramon].
    -Precisamos de mais um atacante que chegue e resolva quando necessário.

    -Precisamos de uma meia de Velocidade [pena que Reina não deu certo].

    nosso elenco com estas contratações, para mim estará fechado.

    ResponderExcluir
  4. Siquilho vc ta de Parabens pelo blog!

    Na minha opinião vc fez uma leitura quase perfeita da situação do vitoria nos utms anos,mas como é de costume vou descordar de algms coisas rsrsrsrsr :P Acho que vitoria fez certo em dispensar Cristian e ainda tem que dispensar uns 10 ou 15 desse grupo ai, Nosso problema é o ataque e Iacaré na minha opinião não é a solução ,ja teve sua oportunidade e nao mostrou muita coisa , Adriano tb já passou da Hora de mostrar futebol,ja ganhhou mts oportunidades e nada tem que cair fora tb ....

    REINA NAO DEU CERTO PRQ CAIU NA BARCAAA!!!!!


    TEM QUE CONTRATAR PRA BRIGAR DE FRENTE COM OS GRANDES CLUBES DO BRASIL



    SRN!! Leandro Bonadie

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Léo.

    Eu manteria Cristian, gosto do futebol dele, alia técnica e velocidade.

    Adriano precisa ser instruido a soltar mais a bola e levantar a cabeça.

    Itacarré nunca teve oportunidade de realizar uma sequência de jogos pelo vitória, principalmente depois que ganhou experiência.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto man! Espero que Leandro chegue bem e que o Leão consiga encontrar um matador, que, inclusive, pode estar muito próximo, e o treinador não consegue enxergar.
    SRN.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Caio.

    Creio que o Leandro ainda deve estar jogando em alto nível.

    Se ele jogar metade do que jogou pelo palmeiras em 2008 vai ser bom, se jogar os 100% ninguém segurará nossos laterais.

    Quanto ao atacante, tenho certeza de que esta semana acabamos a escassez de gols.

    ResponderExcluir
  8. bota o elenco do vitoria aki pra nois ver ai

    ResponderExcluir